quarta-feira, 1 de julho de 2015

Corra e olhe o céu!


No último post eu falei da conjunção entre Vênus e Júpiter, lembra? A máxima aproximação entre os dois se deu ontem, mas os planetas ainda estão bem próximos. 

No céu, é claro. O que acontece é que por causa das posições dos planetas em suas órbitas, do ponto de vista da Terra, temos a impressão que os dois planetas estão próximos um do outro. Esse é um efeito de perspectiva apenas, tanto Júpiter quanto Vênus estão em suas órbitas sem nenhum problema. Então o que tem de especial nessa conjunção? O espetáculo! Vênus e Júpiter são os planetas mais brilhantes do céu. Ambos são cobertos por nuvens que têm alta capacidade de refletir a luz do Sol e como Vênus está logo ali, brilha tanto que se parece muito maior que Júpiter. Outro aspecto que deixa essa conjunção legal de se ver é que a menor distância entre os dois planetas (que aconteceu ontem, dia 30) foi tal que os dois caberiam no disco da Lua Cheia, que aliás é hoje.

 Eu tirei essa foto ontem, com uma capa de nuvens atrapalhando bastante, mas dá a noção de quão próximos eles estavam. Vênus e Júpiter estão se afastando um do outro, pois ambos estão se deslocando em suas órbitas e Júpiter caminha para ficar atrás do Sol na nossa perspectiva. Se você perdeu o espetáculo ontem tem outra chance hoje. 

Mesmo não sendo mais a menor distância, os dois continuam próximos e compõem um belo final de tarde (o fenômeno é visível por 2 horas, mais ou menos, a partir do momento em que o Sol se põe). Não é preciso nenhum instrumento, apenas olhe para a direção do poente, como Vênus é muito brilhante, nem precisa esperar escurecer por completo para vê-lo. 

Durante os próximos dias o par vai se desfazendo, mas ainda assim é bem legal de se ver planetas tão brilhantes assim ao por do Sol. O único problema é o tempo, por aqui em São Paulo a previsão é de tempo encoberto para os próximos dias. Para quem perder essa, a próxima será no final de agosto de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *